Histórico da classe 1 Metro ULY:

 

(extraído das regras da classe)

 

A classe 1M/ULY foi criada no início dos anos 90, por iniciativa de um grupo de aficionados brasileiros da vela RC. Na época, surgiu uma preocupação com o elevado custo dos outros modelos e com uma provável diminuição no número de aficionados deste esporte. Devido a esse fato, chegou-se à conclusão de que era necessária uma redução urgente de custos, uma simplificação dos materiais a serem utilizados assim como no processo de construção.
Um grupo de interessados passou a reunir-se semanalmente, sob a coordenação de Antonio Augusto de Souza Lima e secretariados por Vera Astbury, para tentar solucionar esses problemas. O arquiteto e também aficionado da vela RC Antonio Carlos Vadalá Guimarães se propôs a desenhar um monotipo que satisfizesse a todos os anseios daquele grupo. Uma vez pronto o desenho, foram construídos dois protótipos por João de Deus Assis Filho, que foram apresentados durante do Campeonato Sul Americano da Classe M, no ano de 1991.
Os representantes da ULY (União Latina Americana de Iates RC) presentes no evento não só aprovaram o modelo, como sugeriram que fosse criada uma classe de âmbito Sul Americano, que receberia o nome de 1M/ULY.

Nessa ocasião, o arquiteto Antonio Carlos Vadalá Guimarães gentilmente cedeu à ULY, todos os direitos referentes ao desenho do referido monotipo. Assim, teve início a classe 1M/ULY, que se tornou um grande sucesso e assim permanece até os dias atuais.

 

 

Home